Admin Admin
Mensagens : 37 Data de inscrição : 01/05/2011 Idade : 31 Localização : Sorocaba - SP
| Assunto: Cores Dinamicas Em Projetos Do DEV C++ Dom Jun 05, 2011 10:01 pm | |
| Bom Aqui iremos abordar uma "Manha" que alguns ainda nao conseguiram fazer Como Colocar Cores Em Letras1° De Tudo voces Precisam Desta Digamos Tabela
Codigo Da Cor | Nome Da Cor | 0 | Preto | 1 | Azul | 2 | Verde | 3 | Verde-Água | 4 | Vermelho | 5 | Roxo | 6 | Amarelo | 7 | Branco | 8 | Cinza | 9 | Azul-Claro | 10 | Verde-Claro | 11 | Verde-Água-Claro | 12 | Vermelho-Claro | 13 | Lilás | 14 | Amarelo-Claro | 15 | Branco-Brilhante |
2° Lembrando que para que o comando textcolor(); funcione corretamente e preciso ter o conio.c em seu dev veja como conseguir o conio.c em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Depois disto em mãos ou em um bloco de notas mesmo hehehe
Vamos lá mãos na massa
ENTENDENDO
O comando usado para que o compilador entenda a cor é o
Este comando indica ao compilador que a partir deste código você deseja uma cor customizada.
Um Exemplo Para Entender Melhor Seria o Seguinte
textcolor(4); Pela Nossa tabela eu estou dizendo ao compilador que minha fonte seja Vermelha, 4 = Vermelha.
se por exemplo no lugar do numero 4, eu colocasse o numero 15, a fonte iria aparecer em Branco-Brilhante pois o 15 na tabela representa o Branco-Brilhante, e assim por diante cada numero representa uma cor segue em Imagem um exemplo de como ficaria as cores
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Obs :. Mudei A cor do fundo para melhor visualização
Continuando....
A sequencia para esta modificação ficaria assim
- Código:
-
textcolor(4);printf("EXEMPLO DE VERMELHO"); onde eu digo que oque form mostrado apartir do "textcolor(4);" sera Vermelho no caso o meu "printf" aparecera Vermelho.
Se eu quisesse por exemplo mudar a cor da próxima linha sem afetar a anterior seria assim
- Código:
-
textcolor(4);printf("EXEMPLO DE VERMELHO"); textcolor(5);printf("EXEMPLO DE ROXO"); Veja que eu usei 2 textcolor um para definir a primeira linha e outro para a segunda. Isto pode ser usado sem medo não afetara outros comandos desde que seja escrito corretamente...
Obs.. Não se esquecer de colocar o Conio.c nos includes antes de tudo
- Código:
-
#include <conio.c> Logo No Começo _________________________________________________________________________
Agora o Mais legal Como deixar isto dinamico
DINAMICO, Que isso ???
Algo que seria facilmente modificado... Vou explicar melhor
Estamos usando o textcolor(); com numeros entre as aspas numeros que por si representam uma respectiva cor.
uma forma facil e rapida de modificar isso seria...
Mais o ADM se ta louco Vai da mer... isso ai o compilador não vai aceita...
Respondo Ai depende só de você a palavra "COR1" que eu usei não e apenas uma palavra mais sim uma variável que logicamente precisa ser declarada.
Declare a variável como inteira mesmo..
E Logo embaixo de um valor para ela... Exemplo como eu quero que a Palavra "COR1" Represente a cor branca eu irei colocar.
A partir dai eu jah disse ao meu compilador que a variável COR1 tem o valor de 7
Quando eu coloco isso no
textcolor(COR1); ele ira procurar o valor da variável COR1 quando ele ver que a minha variável tem o valor 7 colocara o texto em branco...
Mas em que isso me ajuda e mais fácil eu colocar os números....
Sim os números são mais fáceis mais imagine se você esta em um projeto com umas 1000 linhas e todas elas tem cores diferentes e você percebe que uma cor não ficou legal... Agora imagine a dor de cabeça ter que trocar todos os números.
Com variável você somente teria que mudar o valor da mesma. Exemplo
Com jah vimos a minha variável COR1 tem o valor de 7, assim a cor branca
Decidi mudar para a cor VERDE simplesmente eu vou La no começo onde eu coloquei o valor de COR1 e mudo para 2 ficaria assim
Automaticamente todas as linhas que estiverem o comando
Mudarão de branco para verde "DINAMICAMENTE"...
AGORA VAMOS PARA AS CORES DE FUNDO
A tabela de cores e a mesma que jah vimos anteriormente Somente o que mudara é o comando que será
- Código:
-
textbackground(); Simples neah
Você pode por exemplo modificar seu projeto para que em cada momento o fundo esteja de uma cor Exemplos....
textbackground(0);Representa a cor Preto textbackground(1);Representa a cor Azul textbackground(2);Representa a cor Verde textbackground(3);Representa a cor Verde-água textbackground(4);Representa a cor Vermelho textbackground(5);Representa a cor Roxo textbackground(6);Representa a cor Amarelo textbackground(7);Representa a cor Branco textbackground( 8 );Representa a cor Cinza textbackground(9);Representa a cor Azul claro textbackground(10);Representa a cor Verde claro textbackground(11);Representa a cor Verde-água claro textbackground(12);Representa a cor Vermelho claro textbackground(13); Representa a cor Lilás textbackground(14);Representa a cor Amarelo claro textbackground(15);Representa a cor Branco brilhante
Onde usar??
Em qualquer lugar dentro do seu projeto... Se você quer que a cor de fundo do seu projeto seja sempre a mesma coloque no começo
textbackground();
e pronto seu projeto esta com cores diferentes no fundo.. Você também pode usar o exemplo de cores dinâmicas com variáveis citadas nas cores da letras.
Mais ADM.. Você não explicou direito aqui no meu projeto ele esta mudando somente a cor do fundo das letras e não todo o fundo...
Simples e como montar uma Microsoft ^^
Faça assim coloque um
system("CLS");
Onde?
Depois do primeiro
textbackground();
Exemplo
- Código:
-
textbackground(6); system("CLS"); Pronto seu projeto esta com a cor do fundo Amarela......
Qualquer duvida Poste em
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Espero Que Tenham Entendido.....Bonus ai vai o codigo que eu usei para montar aquela imagem - Código:
-
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <conio.c>
main()
{ int Segurar; textbackground(8); system("CLS"); textcolor(0);printf("EXEMPLO DE PRETO \n"); textcolor(1);printf("EXEMPLO DE AZUL\n"); textcolor(2);printf("EXEMPLO DE VERDE\n"); textcolor(3);printf("EXEMPLO DE VERDE-AGUA\n"); textcolor(4);printf("EXEMPLO DE VERMELHO\n"); textcolor(5);printf("EXEMPLO DE ROXO\n"); textcolor(6);printf("EXEMPLO DE AMARELO\n"); textcolor(7);printf("EXEMPLO DE BRANCO\n"); textbackground(15);textcolor(8);printf("EXEMPLO DE CINZA\n"); textbackground(8);textcolor(9);printf("EXEMPLO DE AZUL-CLARO\n"); textcolor(10);printf("EXEMPLO DE VERDE-CLARO\n"); textcolor(11);printf("EXEMPLO DE VERDE-AGUA-CLARO\n"); textcolor(12);printf("EXEMPLO DE VERMELHO CLARO\n"); textcolor(13);printf("EXEMPLO DE LILAS\n"); textcolor(14);printf("EXEMPLO DE AMARELO CLARO\n"); textcolor(15);printf("EXEMPLO DE BRANCO BRILHANTE\n"); scanf("%d" , &Segurar); system("PAUSE"); return 0; }
ADM | |
|